Ferrari conquista 1-2 em thriller sobre estratégia de combustível

A Ferrari AF Corse conquistou a terceira vitória em três corridas neste início de temporada do FIA WEC

Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado conquistaram a vitória na 6 Horas de Spa-Francorchamps, terceira etapa do WEC (World Endurance Championship - Campeonato Mundial de Endurance da FIA em 2025). A corrida foi marcada por uma disputa intensa ao longo de toda a prova, com destaque para a luta entre o Alpine de Jean Marc  Gounon/ Frederick Makowiecki/ Mick Schumacher, que terminou na terceira colocação, e os vencedores.

A vitória acabou sendo decidica graças a uma estratégia de economia de combustível na fase final da corrida que garantiu uma excelente recuperação e a dobradinha da escuderia italiana, com  Ferrari de Antonio Fuoco/ Nickas Nielsen/ Miguel Molina garantindo nova dobradinha para escuderia de Maranello. A Alpine com o resultado conquistou seu segundo pódio consecutivo, depois de largar da sexta posição.

Logo no início da prova Makowiecki passou a perseguir Calado, que liderava a corrida. Inicialmente, o francês não conseguiu ultrapassar o britânico, mas após uma boa saída de La Source, conseguiu alcançar o Ferrari na Eau Rouge. Apesar de estar na parte externa da curva, Makowiecki ultrapassou o rival e assumiu a segunda colocação, iniciando uma perseguição ao líder Nielsen, que tinha cerca de quatro segundos de vantagem. Embora tenha conseguido reduzir a diferença em cerca de um segundo, não conseguiu encurtar mais o ritmo.

Uma parada de pit stop mais eficiente do Alpine permitiu que a equipe saísse dos boxes na mesma ordem, com uma diferença de menos de um segundo entre eles. Um safety car virtual, que posteriormente virou safety car oficial, obrigou os carros de ponta a realizarem uma nova parada para economizar tempo. Giovinazzi assumiu o comando do #51 Ferrari, enquanto Miguel Molina assumiu o volante do #50. Na relargada, Molina manteve a liderança de Makowiecki e Giovinazzi, mas a diferença entre eles permaneceu pequena.

Posteriormente, Molina fez uma parada mais tardia, permitindo a Jules Gounon, que tinha acabado de entrar na equipe do #36 Alpine, aproveitar uma oportunidade após a saída dos boxes e assumir a liderança. Uma nova bandeira de safety car, devido a um acidente na categoria GT3, levou à realização de muitas trocas de pneus, exceto pelo piloto Jean-Eric Vergne, do Peugeot #93, que permaneceu na pista à frente. Na relargada, Vergne foi ultrapassado por Gounon, Kamui Kobayashi (Toyota #7) e Giovinazzi, com Fuoco em sexto lugar, atrás do BMW #20 de Rene Rast.

Vergne, que voltou à pista após uma troca de pneus, caiu para o final do pelotão. Na sequência, uma nova rodada de paradas por safety car, desta vez por um acidente na categoria LMGT3, ocorreu. A Alpine optou por trocar os pneus esquerdo e o piloto, enquanto a Ferrari permaneceu na pista. Assim, Pier Guidi assumiu a liderança na relargada, seguido por Fuoco e Mick Schumacher, no Alpine #36.

Durante a reta final, houve uma intensa batalha pelo segundo lugar entre Robin Frijns (que substituiu Rast no final), Pier Guidi e Schumacher. A disputa foi acirrada, com trocas constantes de posições. Em uma manobra, Pier Guidi precisou fazer uma manobra de evasão em Eau Rouge, o que levou a uma punição por parte do comissariado, que determinou que ele cedesse a posição para Frijns. Ambos fizeram suas paradas posteriormente.

Schumacher adotou uma estratégia diferente, realizando uma parada antecipada para evitar uma última parada de combustível. Contudo, essa tática não deu certo: ele ficou atrás de Nyck de Vries, do Toyota #7, que tentou resistir na reta final, dificultando a aproximação de Schumacher na luta pelo pódio.

Na última parte da prova, Pier Guidi precisou fazer uma breve parada para reabastecimento. Nielsen, seu companheiro no #50 Ferrari, conseguiu economizar combustível suficiente para chegar ao fim sem nova parada, beneficiado por duas FYC (Full Yellow Corse - bandeiras amarelas em todo circuito).

Assim, Pier Guidi cruzou a linha de chegada na primeira colocação, com uma vantagem de 4s2 segundos sobre Fuoco. Nielsen terminou em segundo, com cerca de 0s919 à frente de Schumacher, que conquistou o terceiro lugar. A quarta colocação ficou com Sebastien Buemi, no Toyota #8, e o quinto e sexto lugares foram para os carros da Cadillac: Alex Lynn, no #12, e Sebastien Bourdais, no #38, respectivamente.

Na LMGT3 a Vista AF Corse contribuiu ainda mais para o dia da Scuderia de Maranello outro duplo pódio. O Ferrari 296 LMGT3 #21, pilotado por Francois Heriau, Alessio Rovera e Simon Mann, conquistou sua primeira vitória da temporada, com uma vantagem de 40 segundos, após Rovera abrir uma grande folga com pneus novos no final da corrida. O carro irmão, #54 (Tomas Flohr/ Francesco Castellacci/ Davude Rigon), garantiu o terceiro lugar após uma investida no final.

Dividindo as Ferraris, o Ford Mustang GT3 nº 88 da Proton Competition (Stefano Gattuso/ Gianfranco Levorato/ Denis Olsen)  terminou em segundo, seu melhor resultado desde que a equipe se tornou parceira da Ford. Logo atrás, o #77  (Bernando Sousa/ Ben Tuck/ Benjamin Barker) da mesma equipe terminou na quarta posição, também no pódio.

O Aston Martin #27, da Heart of Racing (Ian James/ Zacharie Robinchon/ Mattia Drudi), recuperou-se bem após sua aposentadoria em Ímola, fechando o top cinco, cinco segundos à frente do outro Aston Martin da Racing Spirit of Leman, que tem entre os seus pilotos o brasileiro Eduardo Barrichello.

Mais atrás, a corrida foi frustrante para os vencedores de Imola na Manthey 1st Phorm, que terminou em sétimo, e para o Lexus AKKODIS ASP #78, que, após um drive-through, terminou em oitavo. Ambos tiveram dificuldades para recuperar posições após problemas durante a prova.

Para a McLaren e a United Autosports, o dia foi ainda mais difícil. O GT3 Evo #95 bateu forte contra as barreiras de Les Combes na terceira hora, após uma colisão entre Sean Gelael e Matteo Cairoli, da Iron Lynx. Foi o segundo carro da LMGT3 a abandonar a prova, depois do BMW WRT #31, que foi removido logo no início após um contato na zona do ponto de ônibus, além do incidente na La Source que deixou Yasser Shahin na brita com a direção quebrou.

O McLaren, #59, também teve problemas, batendo de frente com pneus no Campus uma hora depois, após Sebastian Baud colidir lateralmente com Eduardo Barrichello, da Racing Spirit of Leman. Baud conseguiu retornar à pista após a terceira Virtual Safety Car, mas precisou passar 11 minutos na garagem para reparos na traseira direita, terminando em 15º.

A TF Sport também saiu sem pontos, com seus Corvettes em 13º e 14º lugares. O #33 superou o #81, mas ambos apresentaram falta de velocidade, prejudicando suas posições finais.

Resultado da 6 Horas de Spa-Francorchamps

1 Pier Guidi-Calado-Giovinazzi (Ferrari 499P) - Ferrari AF - 150 voltas
2 Fuoco-Molina-Nielsen (Ferrari 499P) - Ferrari AF - 4"229
3 Gounon-Makowiecki-Schumacher (Alpine A424) - Alpine - 5"148
4 Buemi-Hartley-Hirakawa (Toyota GR010 Hybrid) - Toyota - 32"760
5 Lynn-Nato-Stevens (Cadillac V-Series.R) - Jota - 35"966
6 Bamber-Bourdais-Button (Cadillac V-Series.R) - Jota - 45"357
7 Conway-Kobayashi-De Vries (Toyota GR010 Hybrid) - Toyota - 46"022
8 Chatin-Habsburg-Milesi (Alpine A424) - Alpine - 52"011
9 Estre-L. Vanthoor-Wehrlein (Porsche 963) - Penske - 1'01"871
10 Marciello-Magnussen (BMW M Hybrid V8) - WRT - 1'17"326
11 Di Resta-Jensen-Vergne (Peugeot 9X8) - Peugeot - 1'27"554
12 Andlauer-Christensen-Müller (Porsche 963) - Penske - 1'48"436
13 Tincknell-Gamble (Aston Martin Valkyrie) - Aston Martin - 1 volta
14 Riberas-Sorensen (Aston Martin Valkyrie) - Aston Martin - 13 voltas
15 Rovera-Heriau-Mann (Ferrari 296) - AF Corse - 13 voltas
16 Gattuso-Levorato-Olsen (Ford Mustang ) - Proton - 13 voltas
17 Flohr-Castellacci-Rigon (Ferrari 296) - AF Corse - 13 voltas
18 Sousa-Tuck-Barker (Ford Mustang) - Proton - 13 voltas
19 Drudi-James-Robichon (Aston Martin Vantage) - HoR - 14 voltas
20 DeBoer-Barrichello-Hasse Clot (Aston Martin Vantage) - R.S.Leman - 14 voltas
21Hardwick-Pera-Lietz (Porsche 911) - Manthey - 14 voltas
22 Robin-Gehrsitz-Nakayama (Lexus RC F) - Akkodis ASP - 14 voltas
23 Rossi-Al Harthy-K. Van Der Linde (BMW M4) - WRT - 14 voltas
24 Frey-Gatting-C.Martin (Porsche 911) - Iron Dames - 14 voltas
25 Berry-Hodenius-M.Martin (Mercedes AMG) - Iron Lynx - 14 voltas
26 Cairoli-S.Grove-B.Grove (Mercedes AMG) - Iron Lynx - 14 voltas
27 Keating-Edgar-Juncadella (Corvette Z06) - TF Sport - 14 voltas
28 Van Rompuy-Andrade-Eastwood (Corvette Z06) - TF Sport - 14 voltas
29 Cottingham-Baud-Saucy (McLaren 720S Evo) - United Autosports - 17 voltas
30 Kubica-Ye-Hanson (Ferrari 499P) - AF Corse - 39 voltas

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Pier Guidi/ Calado/ Giovinazzi, 75 pontos
2 Fuoco/ Molina/ Nielsen, 57
3 Hanson/ Kubica/ Ye, 39
4 Hartley/ Hirakawa, Buemi, 37
5 Makowiecki/ Gounon /Schumacher, 30

Classificação Mundial de Construtores
1 Ferrari, 136 pontos
2 Toyota, 71
3 BMW, 64
4 Alpine, 34
5 Cadillac, 29
6 Porsche, 14
7 Peugeiot, 10

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.