Piastri vence em Miami e amplia vantagem sobre Norris no campeonato

Ferrari com comunicações ácidas via rádio em crise?


A grande dúvida é se a chuva iria causar o caos nesta quuarta edição do Grande Prêmio de Miami, como fez na Sprint Race ontem, e que chegou a causar a não realização da prova da F1 Academy mais cedo.  Antes da largada, o clima era quente, com 26°C no ar e 40°C na pista, mas nuvens carregadas circundavam o circuito, com previsões de chuvas, e raios.

Assim que as luzes vermelhas se apagaram Max Verstappen (Red Bull) largou muito bem, e assumiu a liderança. Lando Norris (McLaren) chegou a disputar a posição com o holandês na curva 1, mas Verstappen não deu espaço, e com isso o britânico saiu da pista e perdeu algumas posições. Os comissários no entanto entenderam que foi uma manobra normal de corrida.

O italiano Kimi Antonelli (Mercedes) aproveitou para subir para segunda posição, com Oscar Piastri (McLaren) vindo logo em seguida. Mais atrás o neozelandês Jack Doohan (Alpine) foi atingido por Liam Lawson (Racing Bulls), e teve o pneu dianteiro esquerdo furado. O pneu acabou destalonando da roda e Doohan parou em local perigoso, provocando a entrada do Safety Car Virtual. 

A relargada aconteceu na quarta volta. Os engenheiros via rádio primeiro previam que uma chuva leve cairia na volta 14 e depois na 17. Na pista Piastri superou Antonelli e pulou para segundo. Voltas depois Norris também ultrapassaria o piloto da Mercedes.Com um ritmo muito forte Piastri se aproximou de Verstappen, que começou a reclamar dos pneus e dos freios do Red Bull.

Verstappen ainda resistiu por cinco voltas a perseguição de Piastri, mas na volta 14 o australiano induziu Verstappen a errar a freada no final da reta dos boxes, a assumiu a ponta. Norris também passou a acossar Verstappen. Na volta 18, conseguiu passar o holandês,mas como excedeu os limites de pista, devolveu a posição para evitar punições.

Na volta seguinte, finalmente se livraria definitivamente de Verstappen, estabelecendo o 1-2 para McLaren. Os engenheiros insistiam que a chuva estava próxima, e algumas leves gotas chegaram a surgir nas câmeras on-board, mas sem sequer molhar o circuito. A Haas de Oliver Bearman, que vinha disputando posições intermediárias teve o motor quebrado, e causou o segundo Safety car Virtual.

Com isso os pilotos aproveitaram para realizar suas parada. Verstappen havia parado pouco antes, e a parada da Mercedes permitiu Russel voltar em terceiro, e Antonelli atrás de Verstappen. As paradas de Piastri e Norris foram perfeitas e eles mantiveram as duas primeiras posições. A nova relargada aconteceu na volta 30, e Piastri não teve dificuldades em manter sua vantagem sobre Norris.

Hamilton que vinha calçado com pneus médios se aproximou rapidamente de Charles Leclerc (Ferrari), que lutava com Carlos Sainz (Williams). O monegasco já prevendo o ataque do companheiro de equipe, saiu do vácuo do espanhol para realizar a ultrapassagem, e Hamilton aproveitou para também superar o piloto da Williams.

O brasileiro Gabriel Bortoletto (Sauber), com problemas de motor era forçado a abandonar a corrida. Rapidamente Hamilton com melhor desempenho cobrou uma atitude da Ferrari. Depois de algumas mensagens mais ríspidas com a equipe, vei a ordem de inverter as posições, mas já era tarde, uma vez que os pneus já haviam se deteriorado. Lá na frente Norris seguia fazendo voltas rápidas, e se aproximava lentamente de Piastri.

Na Ferrari a situação se inverteu, Leclerc passou a virar melhor que Hamilton, e novamente a equipe não tomava nenhuma ação, embora a chances de alcançarem Antonelli era real. Leclerc assim como Hamilton cobrou uma posição, e no final foi o heptacampeão, quem sugeriu inverterem novamente a posição, mas já era tarde para tentarem roubar a posição de Antonelli, em mais um claro erro estratégico da equipe italiana, que pode gerar crise interna..

No final Piastri conquista sua sexta vitória na carreira, a quarta na temporada e amplia sua vantagem no campeonato de nove para dezesseis pontos para Norris, que é o segundo na tabela. Russell completou o pódio, seguido por Verstappen, Albon, Antonelli, Leclerc.

Na volta final Sainz ainda tentou superar Hamilton, com ambos pilotos tocando roda, e a manobra ficando sob investigação dos comissários.  Yuki Tsunoda (Red Bull), que recebeu uma punição de cinco segundos por excesso de velocidade no pit-lane, garantiu o último ponto, com Isack Hadjar (Racing Bulls) falhando em roubar este último pontinho por muito pouco

Resultado da prova de Miami
1 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes) - 57 voltas em 1h28m51
2 Lando Norris (McLaren MCL39 - Mercedes) - 4s630
3 George Russell (Mercedes W16) - 37s644
4 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda) - 39s956
5 Alexander Albon (Williams FW47 - Mercedes) - 48s067
6 Andrea Kimi Antonelli (Mercedes W16) - 55s502
7 Charles Leclerc (Ferrari SF25) - 57s036
8 Lewis Hamilton (Ferrari SF25) - 1m00s186
9 Carlos Sainz (Williams FW47 - Mercedes) - 1m00s577
10 Yuki Tsunoda (Red Bull RB21 - Honda) - 1m14s434
11 Isack Hadjar (Racing Bulls VCARB02- Honda) - 1m14s602
12 Esteban Ocon (Haas VF25 -Ferrari) - 1m22s006
13 Pierre Gasly (Alpine A525-Mecachrome) - 1m30s445
14 Nico Hulkenberg (Sauber C49 - Ferrari) - 1 volta
15 Fernando Alonso (Aston Martin AMR25 - Mercedes) 1 volta
16 Lance Stroll (Aston Martin AMR25 - Mercedes) 1 volta

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Piastri, 131 pontos
2 Norris, 115
3 Verstappen, 99
4 Russell, 93
5 Leclerc, 53
6 Antonelli, 48
7 Hamilton, 41
8 Albon, 30
9 Ocon, 14
10 Stroll, 14
11 Tsunoda, 9
12 Gasly, 7
13 Sainz, 7
14 Hülkenberg, 6
15 Bearman, 6
16 Hadjar, 5

Classificação Mundial de Construtores
1 McLaren, 246 pontos
2 Mercedes, 141
3 Red Bull, 105
4 Ferrari, 94
5 Williams, 37
6 Haas, 20
7 Aston Martin, 14
8 Racing Bulls, 8
9 Alpine, 7
10 Sauber, 6

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.