Buemi volta a vencer após jejum de cinco anos na Fórmula E

Sebastien Buemi conquistou a vitória na Corrida 2 do E-Prix de Mônaco de Fórmula E, encerrando um jejum de cinco anos e marcando o primeiro triunfo da Envision Racing em quase dois anos.

O piloto suíço superou a resistência de Oliver Rowland, da Nissan, e cruzou a linha de chegada quase cinco segundos à frente. Nick Cassidy, que saiu da 11ª colocação, fez uma corrida brilhante e conquistou um terceiro lugar surpreendente.

Com sua terceira vitória nas ruas de Mônaco, Buemi celebra um momento importante, especialmente considerando que seu futuro na Fórmula E está em dúvida. A vitória também trouxe um alívio para a equipe britânica, que tem enfrentado um período difícil desde a conquista do Campeonato de Equipes na Temporada 9.

Na largada, Rowland manteve a liderança, seguido por Vries, enquanto os dois Porsches e outros pilotos lutavam por posições na pista molhada, com cautela para evitar acidentes.

Na terceira volta, Buemi e Ticktum optaram por Attack Mode, embora Ticktum tenha perdido velocidade ao sair da pista na curva do hairpin. Nesse momento, Buemi passou Vandoorne e assumiu a sexta colocação, enquanto Dennis, Nato e Beckmann também ativaram o modo de ataque.

Na quarta volta, Buemi já era o terceiro, à medida que Rowland abria meio segundo de vantagem sobre Vries. Os pilotos Guenther, da Maserati, da Costa e Vandoorne também ativaram o Attack Mode nesta fase. Na quinta volta, Vries ativou seu primeiro modo de ataque.

Até a sexta volta, Vergne liderava, com Rowland ainda sem usar o Attack Mode. Quando Vries concluiu seu primeiro ataque, conquistou a volta mais rápida até então e pulou para a terceira colocação, à frente de Guenther e Buemi.

Na sétima volta, foi acionada a primeira Bandeira Amarela de Full Course Yellow (FCY), após Lucas di Grassi, com seu Lola-Yamaha, bater de frente na curva do Portier ao tentar uma manobra arriscada contra Jake Dennis. A bandeira amarelo durou uma volta, e Vergne manteve a liderança, com Rowland a três segundos de diferença.

Na sequência, Nick Cassidy optou por seu segundo Attack Mode cedo, tentando recuperar posições. Ticktum, que vinha mostrando um bom desempenho, teve sua corrida prejudicada ao precisar desviar para a saída na Mirabeau, ao defender sua oitava colocação de Cassidy. Apesar de conseguir fazer uma manobra de ré e voltar à pista, caiu para a 18ª posição.

Zane Maloney desempenhava uma boa corrida, mantendo a nona colocação, enquanto Vergne liderava com folga. Rowland, que ainda não havia usado o Attack Mode, tentava se aproximar. Pascal Wehrlein, da Porsche, também entrou na disputa ao ativar seu primeiro modo de ataque no final, pressionando Mitch Evans, seu companheiro de equipe na Jaguar, que ainda não tinha utilizado sua energia extra.

Com inteligência na estratégia, Wehrlein realizou uma troca de posição ao ultrapassar Nato ao cair na pista, beneficiando-se também de um toque entre Hughes e Evans na curva 1, passando ambos na subida.

A corrida seguiu com emoções e estratégias em meio às condições molhadas de pista, culminando na conquista de Buemi, que voltou ao topo do pódio após anos, numa prova marcada por estratégia, resistência e talento.

Resultado da prova 2 em Mônaco
1 Sébastien Buemi (Jaguar) - Envision - 30 voltas
2 Oliver Rowland (Nissan) - Nissan - 4"169
3 Nick Cassidy (Jaguar) - Jaguar - 6"342
4 Robin Frijns (Jaguar) - Envision - 6"561
5 Nyck De Vries (Mahindra) - Mahindra - 10"978
6 Jean-Eric Vergne (DS) - DS Penske - 16"537
7 Pascal Wehrlein (Porsche) - Porsche - 16"764
8 Maximilian Günther (DS) - DS Penske - 17"545
9 Jake Dennis (Porsche) - Andretti - 17"882
10 Stoffel Vandoorne (DS Maserati) - Maserati - 18"780
11 Robin Frijns (Jaguar) - Envision - 20"337
12 Edoardo Mortara (Mahindra) - Mahindra - 21"811
13 Norman Nato (Nissan) - Nissan - 23"592
14 Zane Maloney (Lola Yamaha) - Abt - 26"190
15 Dan Ticktum (Porsche) - Cupra Kiro - 37"787
16 Taylor Barnard (Nissan) - McLaren - 49"001
17 Jake Hughes (DS Maserati) - Maserati - 50"789
18 Mitch Evans (Jaguar) - Jaguar - 1'13"103
19 David Beckmann (Porsche) - Cupra Kiro - 1'23"354
20 Sam Bird (Nissan) - McLaren - 1'34"021

Classificação do Campeonato

1 Rowland, 115 pontos
2 Felix da Costa, 67
3 Werlein, 66
4 Barnard, 54
5 De Vries, 52
6 Dennis, 44
7 Gunter, 42
8 Mortara, 39
9 Vergne, 34
10 Buemi, 32
16 Di Grassi, 18

Related Articles

Di Grassi conquista 9º Capacete de Ouro de sua carreira

Sérgio Sette volta a correr no Brasil neste sábado

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.