Alex Palou abandonou, mas tem 90 pontos de vantagem sobre Pato O'Ward o vice líder do campeonato.
Kyle Kirkwood (Andretti Global) venceu o Chevrolet Detroit Grand Prix neste domingo, após sobreviver a danos na asa dianteira e disparar na relargada final. Foi a segunda vitória da temporada e a quarta da carreira na Indycar Series para o piloto, que também conquistou o triunfo no Acura Long Beach Grand Prix, em 13 de abril, eno circuito de rua.
A corrida de 100 voltas, disputada no circuito nas ruas do centro de Detroit, foi marcada por estratégia e sobrevivência. O grid de 27 carros foi dividido em dois grupos: 12 largaram com pneus alternativos Firestone, mais aderentes, porém menos duráveis, e 15 com pneus primários, mais lentos, mas mais resistentes. Os nove primeiros, incluindo Herta e Kirkwood, optaram pelos pneus macios e trocaram o mais rápido possível, apostando na durabilidade do composto mais duro. As regras da Indycar obrigam todos os pilotos a utilizarem ambos os tipos de pneus ao menos duas vezes na corrida.
Essa estratégia dividiu o pelotão, que teve de lutar por espaço no grid após as paradas, enquanto os pilotos com táticas distintas tentavam avançar. Kirkwood assumiu a liderança na volta 39, após o primeiro pit stop de Scott Dixon (Ganassi), e manteve a ponta até a volta 50, quando fez sua segunda troca de pneus.
Na volta 67, a corrida mudou com o acidente de Callum Ilott (Prema) bateu na barreira. Santino Ferrucci (AJ Foyt Racing) e Kiffin Simpson (Ganassi) haviam acabado de fazer o terceiro pit stop.
Kirkwood, Power, Colton Herta (Andretti Global), Alex Palou (Ganassi)e David Malukas (AJ Foyt Racing) fizeram suas parada na volta 70 sob bandeira amarela, e voltaram atrás no pelotão, com Ferrucci assim assumindo a ponta. A relargada aconteceu na volta 72, e a estratégia virou de cabeça para baixo.
Palou, que liderava, colidiu forte na barreira na curva 1 após ser tocado por Malukas, que recebeu punição por contato evitável. Palou, que vinha de cinco vitórias em seis provas, inclusive vencedo as 500 Milhas de Indianápolis, amargou um 25º lugar, seu pior resultado desde 2022.
Com esse resultado o espanhol viu sua vantagem no campeonato diminuir um pouco para os adversários. Nova relargada na volta 76, e Kirkwood de quarto pulou para terceiro na volta seguinte, superando Marcus Armstrong.
Na volta 78, a "vítima" foi Simpson, muito embora tenha avaliado mal a manobra, e danificando sua asa dianteira. Na volta 79, Kirkwood ultrapassou Ferrucci na curva 3 e assumiu a liderança, que manteve até o final. Faltando pouco para o final um acidente entre Felix Rosenqvist e Louis Foster, provocou bandeira vermelha e uma parada de 12 minutos para reparos na barreira de proteção.
Mas mesmo com esta nova relargada Kirkwood pulou na frente, e não foi mais ameaçado. Kirkwood cruzou a linha de chegada com vantagem de 3,5931 segundos sobre Santino Ferrucci. Foi o melhor resultado da carreira de Ferrucci e o melhor resultado para a equipe do tetracampeão das 500 Milhas de Indianápolis (AJ Foyt), desde 2015, quando Takuma Sato terminou em segundo na mesma prova, em Belle Isle. O californiano Colton Herta (Andretti Global) terminou em terceiro, seu melhor resultado na temporada, sendo a primeira vez noano que a equipe consegue colocar dois pilotos no pódio, desde a prova em Toronto, no ano passado.
Will Power (Team Penske) , bicampeão da série, terminou em quarto, seguido por Kyffin Simpson (Ganassi), que fechou o top 5. Palou segue liderando o campeonato com 311 pontos, contra 221 do mexicano Pato O'Ward (McLaren), que hoje terminou a prova na sétima colocação.
Kirkwood é o terceiro na tabela com 209 pontos, seguido por Christian Lundgard (McLaren) com 205 e Will Power com 175. O próximo evento da temporada será o Bommarito Automotive Group 500, no circuito de Madison, Illinois, em 15 de junho.
Resultado da Chevrolet Detroit Grand Prix