Felipe Nasr e Nick Tandy vencem o Acura Grand Prix Of Long Beach
Roger Penske, uma das figuras mais proeminentes do automobilismo, testemunhou um início de temporada excepcional com os pilotos Felipe Nasr e Nick Tandy, da equipe No. 7 Porsche Penske Motorsport, na edição de 2025 do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar.
No último sábado, Tandy e Nasr conquistaram a vitória na Acura Grand Prix de Long Beach, mantendo-se invictos na competição da classe Grand Touring Prototype (GTP) deste ano. O triunfo em Long Beach foi a terceira vitória consecutiva da dupla, que já havia triunfado nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring, onde contaram com a colaboração do co-piloto Laurens Vanthoor, vencedor do Michelin Endurance Cup.
Vale destacar que Vanthoor também tem um desempenho impecável na temporada 2025 da WeatherTech Championship. No entanto, sua vitória em Long Beach foi na classe Grand Touring Daytona (GTD), ao lado de Jonny Edgar, na Porsche 911 GT3 R da AO Racing.
A corrida da GTP em Long Beach foi relativamente tranquila para Tandy e Nasr. Tandy começou em terceiro lugar e manteve a posição durante a primeira parte da corrida, atrás dos BMW M Team RLL. O piloto Dries Vanthoor, no carro No. 24, conquistou a pole position, liderando a disputa em relação a Sheldon van der Linde, que pilotava o No. 25.
Um acidente envolvendo um carro da classe GTD resultou em um safety car logo aos 21 minutos da corrida de 100 minutos, permitindo que os competidores da GTP realizassem pit stops e trocas de pilotos. Após os abastecimentos, Nasr, agora na liderança do No. 7 Porsche, enfrentou Matt Campbell, que havia assumido o No. 6 Porsche de Mathieu Jaminet.
A partir desse momento, os Porsches dominaram a corrida, embora Nasr e Tandy tenham admitido ter enfrentado alguns momentos desafiadores e precisaram gerenciar cuidadosamente a energia para completar a corrida sem uma parada adicional para reabastecimento. O No. 7 de Nasr cruzou a linha de chegada 3,058 segundos à frente de Campbell, com Phillipp Eng finalizando em terceiro lugar no No. 24 BMW, a 12,903 segundos do líder.
Nasr acumula agora 14 vitórias em apenas 64 corridas na IMSA, enquanto Tandy alcançou sua 26ª vitória na categoria. A dupla lidera a classificação de pilotos da GTP com uma vantagem de 123 pontos sobre Campbell e Jaminet, enquanto Eng e Dries Vanthoor ocupam a terceira posição, 265 pontos atrás.
“Mais um grande dia para a equipe”, resumiu Nasr, campeão da GTP em 2024 ao lado de Dane Cameron. “A execução da Porsche Penske Motorsport tem sido excepcional nestes três eventos. Para nós, pilotos, é uma sensação única ver tudo se encaixando. Nos deram um carro rápido e a execução foi perfeita durante toda a corrida. Essa foi a única maneira de conseguirmos competir com os BMW.”
Nasr creditou a Tandy a economia de energia nas fases iniciais da corrida, além da decisão de não trocar pneus, o que permitiu ao No. 7 ultrapassar os BMW. Esta foi a terceira vez consecutiva que a equipe vencedora da Long Beach na GTP não trocou pneus durante a corrida.
“Sabíamos que tudo se resumia à estratégia e à parada nos boxes, e se poderíamos fazer algo diferente”, disse Nasr. “Foi exatamente isso que fizemos. Fomos mais agressivos, pois não trocamos pneus no No. 7, e gerenciar isso foi fundamental. O carro foi realmente rápido quando precisou.”
“É incrível começar a temporada com três vitórias como esta”, acrescentou. “É maravilhoso vencer aqui com uma grande multidão presente, especialmente no 50º aniversário do Grande Prêmio de Long Beach.”
Tandy também comentou sobre a terceira vitória consecutiva da PPM e a segunda vitória seguida em 1-2. A última vez que uma equipe começou uma temporada da IMSA com três vitórias consecutivas foi em 2017, quando Ricky e Jordan Taylor conseguiram esse feito pela Wayne Taylor Racing com um Cadillac.
“Isso demonstra o alto nível em que a equipe está operando no momento”, afirmou Tandy. “Temos a sorte de estar à frente três vezes, mas se o No. 7 não está na liderança, o No. 6 está, e vice-versa. Sempre temos duas chances, e ambos os lados da garagem estão funcionando perfeitamente. O carro tem se mostrado confiável, e isso é fundamental, além do desempenho excelente hoje.”
A BMW colocou dois carros entre os cinco primeiros, com o No. 25 terminando em quinto lugar, atrás de Jack Aitken e Earl Bamber, que competiram no No. 31 Cadillac Whelen Cadillac V-Series.R.
A equipe Aston Martin THOR alcançou seu melhor resultado até o momento, com Ross Gunn e Roman De Angelis pilotando o No. 23 Aston Martin Valkyrie para uma oitava colocação. A Acura, patrocinadora do Grande Prêmio de Long Beach, teve um dia difícil, com as duas entradas da Acura Meyer Shank Racing com Curb Agajanian, o Acura ARX-06, terminando em nono e décimo primeiro lugares.
A próxima etapa do Campeonato WeatherTech será o Monterey SportsCar Championship, que acontece entre 9 e 11 de maio no WeatherTech Raceway Laguna Seca.
Resultado da prova de Long Beach
1 Nasr/ Tandy (Porsche 963) - Penske - 75 voltas - 1h40m36s022
2 Jaminet/ Campbell (Porsche 963) - Penske - 3s058
3 Eng/ D.Vanthoor (BMW M Hybrid V8) - RLL - 12s903
4 Aitken/ Bamber (Cadillac V-SeriesR) - Whelen - 17s454
5 Wittmann/ Sheldon van der Linde (BMW M Hybrid V8) - RLL - 17s975
6 R.Taylor/ Albuquerque (Cadillac V-SeriesR) - WTR - 38s319
7 J.Taylor/ Deletraz (Cadillac Série VR) - WTR - 41s328
8 Gunn/ De Angelis (Aston Martin Valkyrie) - THOR - 53s942
9 Blomqvist/ Braun (Acura ARX-06) - Meyer Shank - 55s541
10 Bruni/ van der Helm (Porsche 963) - JDC Miller - 56s861
11 Yelloly/ van der Zande (Acura ARX-06) - Meyer Shank - 1 volta
12 L. Vanthoor/ Edgar (Porsche 911 GT3) - AO Racing - 4 voltas
13 Hawksworth/ Thompson (Lexus RC F GT3) - Vasser Sullivan - 4 voltas
14 Telitz/ Montecalvo (Lexus RC F GT3) - Vasser Sullivan - 4 voltas
15 Ward/ Ellis (Mercedes AMG GT3) - Winward - 4 voltas
16 Foley/ Gallagher (BMW M4 GT3) - Turner - 4 voltas
17 Lucas/ Koch (Mercedes AMG GT3) - Korthoff - 4 voltas
18 Adelson/ Skeer (Porsche 911 GT3) - Wright - 4 voltas
19 Iribe Schandorff (Ferrari 296 GT3) - Inception - 4 voltas
20 Gamble/ Stevenson (Aston Martin Vantage GT3) - HoR - 4 voltas
21 Altzman/ Megennis (Ford Mustang GT3) - Gradient - 4 voltas
22 Formal/ Hindman (Lamborghini Huracan GT3) - WTR - 4 voltas
23 Goikhberg/ Farnbacher (Lamborghini Huracan GT3) - Forte - 4 voltas
24 Fidani/ Bell (Corvette Z06 GT3) - AWA - 4 voltas
25 Monk/ McAleer (Ferrari 296 GT3) - Triarsi - 4 voltas
26 Wickens/ Milner (Corvette Z06 GT3) - DXDT - 5 voltas
27 Franco/ Serra (Ferrari 296 GT3) - Conquest - 15 voltas