Ferrari conquista vitória em casa após emocionante duelo de estratégia de pneus
A Ferrari AF Corse conquistou neste domingo sua primeira vitória na categoria Hypercar em solo italiano, na corrida de seis horas realizada em Imola. Uma disputa marcada por mudanças na estratégia de pneus e pela luta por posição na pista, envolvendo várias marcas, garantiu um final de corrida dramático. Esta foi a segunda vitória da escuderia de Maranello, após conquistar a vitória na abertura da temporada 2025 do FIA WEC, nos 1812 km do Qatar.
O Ferrari 499P, pilotado por James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, venceu após uma performance consistente ao longo da prova. Os pole position, que lideraram as primeiras três horas, tiveram que trabalhar duro para manter a liderança na reta final, após duas bandeiras de safety car provocadas por acidentes na Rivazza — uma na segunda hora, envolvendo o Aston Martin do Heart of Racing, e outra na quarta hora, após uma colisão entre Valentino Rossi, na WRT BMW M4, e uma Ferrari 296 do AF Corse, de Simon Mann.
As interrupções reduziram a vantagem de ritmo que os Ferrari 499P tinham durante o fim de semana, abrindo espaço para que Toyota, BMW e Porsche aproveitassem a oportunidade e adotassem estratégias de pneus arriscadas. Nos momentos finais os carros, da Penske de Kevin Estre, da Toyota com o Sébastien Buemi e da WRT BMW com Sheldon van der Linde assumiram a liderança, mas o triunfo final foi mesmo da Ferrari, que mantive a calma.
Pier Guidi, ao final, gerenciou seus pneus Michelin na configuração de compostos macios. Após uma troca rápida pneus e reabasecimento, na última meia hora, o italiano saiu do pit com uma vantagem de 0s16, e cruzando a linha de chegada com confortáveis 8s4.
Após a corrida, Calado comemorou: “Foi incrível. Faz tempo que não vencíamos, e a equipe fez um trabalho excelente na estratégia. Estou nas nuvens por vencer na Itália.” Giovinazzi também exaltou a performance da equipe: “Desde sexta-feira estávamos no topo. Hoje, tudo deu certo. A equipe, os companheiros de equipe e o público foram fantásticos.”
A segunda colocação ficou com o BMW WRT #20, pilotado por Sheldon van der Linde, Robin Frijns e Rene Rast. A equipe alemã, que também teve uma atuação sólida, quase conquistou um duplo pódio, mas o carro #15 sofreu uma perda de downforce e velocidade no final, prejudicando sua performance. O pódio foi completado pelo Alpine A424 #36, de Jules Gounon, Mick Schumacher e Frédéric Makowiecki, que utilizou estratégias de pneus macios e paradas curtas para subir ao terceiro lugar.
A Ferrari #83, (Kubica/ Ye/ Hanson) que saiu na primeira fila ao lado do #51, perdeu posições na quarta hora devido a uma parada mais longa para troca de pneus e nunca mais conseguiu recuperar o ritmo. Robert Kubica levou o carro à quarta colocação, fechando a participação da marca italiana sem um duplo pódio.
A Toyota #8, conduzida por Sébastien Buemi, terminou em quinto, após uma corrida de defesa exemplar. Buemi resistiu às investidas do Ferrari #50 de Antonio Fuoco na última hora, além de sobreviver a um toque na pista que resultou em um furo de pneu, prejudicando o carro de Fuoco — que partiu da última posição e terminou sem pontos após uma corrida difícil, marcada por uma qualificação problemática.
A Penske Motorsport com os Porsche 963, que inicialmente haviam liderado a prova por estratégia, enfrentaram dificuldades no final. Os pilotos Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Matt Campbell encerraram em oitavo, frustrados com a perda de ritmo e posições, após uma tentativa de manter o ritmo na parte final da corrida.
Na LMGT3, a disputa também foi acirrada. Com uma estratégia arriscada, o Porsche #92 de Richard Lietz, Riccardo Pera e Ryan Hardwick conquistou a vitória, superando adversários após uma recuperação impressionante no final. A equipe WRT BMW #46, que dominou várias partes da corrida, foi penalizada por uma manobra de Valentino Rossi, que tentou ultrapassar de forma arriscada. A colisão no final com outro carro da equipe, que resultou em uma penalidade de parada obrigatória, impediu uma possível vitória histórica de Rossi na categoria.
Os Lexus RC F LMGT3 da AKKODIS ASP também tiveram bom desempenho, terminando em terceiro e quarto, com destaque para a evolução do carro nesta temporada. Os Corvette Z06 R, do TF Sport, conquistaram pontos valiosos, encerrando a prova em sexta e sétima posições, mesmo sem o ritmo de ponta.
A próxima etapa do WEC será em Spa-Francorchamps no dia 10 de maio, com a Total Energies 9 Hous of Spa Francorchamps
Resultado da 6 Horas de Imola