As duas primeiras sessões de treinos livres para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 ocorreram na madrugada desta sexta-feira (4), com destaque para o bom desempenho da McLaren. Lando Norris liderou a primeira sessão, enquanto Oscar Piastri foi o mais rápido na segunda. As atividades, no entanto, foram marcadas por múltiplas interrupções causadas por bandeiras vermelhas.
Primeira sessão: Norris na frente, Tsunoda surpreende
Na primeira parte dos treinos, Lando Norris foi o mais rápido ao registrar 1min28s549, superando George Russell, da Mercedes, por apenas 0s163. Charles Leclerc e Lewis Hamilton, ambos da Ferrari, vieram em seguida, mas já a mais de quatro décimos do líder.
O japonês Yuki Tsunoda teve desempenho destacado com o sexto tempo, apenas 0s107 atrás de Max Verstappen, que ficou em quinto lugar. O francês Isack Hadjar também chamou atenção ao marcar o oitavo melhor tempo. Já o neozelandês Liam Lawson foi apenas o 13º, atrás do japonês Ryo Hirakawa, que substituiu Jack Doohan na sessão e terminou como o mais rápido entre os pilotos da Alpine.
Segunda sessão: Piastri lidera e interrupções dominam
A segunda sessão foi caótica, com quatro interrupções por bandeira vermelha. O primeiro incidente ocorreu logo no início, após um forte acidente de Jack Doohan na Curva 1. O australiano deixou o carro sem auxílio, mas aparentava estar abalado e foi encaminhado ao centro médico do circuito.
Fernando Alonso causou a segunda paralisação ao sair da pista na curva Degner e ficar preso na caixa de brita. Em seguida, dois focos de incêndio na grama seca ao redor da pista exigiram novas interrupções. Como resultado, menos de 30 minutos da sessão transcorreram sob bandeira verde.
Oscar Piastri, com 1min28s114, foi o mais veloz da segunda sessão, seguido por Norris, com uma diferença de 0s049. Isack Hadjar voltou a surpreender e completou os três primeiros colocados, mesmo sem experiência prévia na pista japonesa. Lewis Hamilton, Liam Lawson, George Russell e Charles Leclerc vieram logo atrás, todos separados por menos de um décimo de segundo.
Devido ao tempo reduzido em pista, os tempos registrados não são considerados representativos para projeções do fim de semana. Tsunoda, por exemplo, não utilizou pneus macios e terminou apenas em 18º, a mais de 2s5 do líder.