Passeio de Piastri em Sakhir, nem carro de segurança ameaçou a segunda vitória do ano do australiano

Norris erra no alinhamento, paga punição se recupera termina em terceiro e manteve liderança do campeonato

No início do Grande Prêmio do Bahrain de 2025, Oscar Piastri (McLaren) se manteve na liderança, enquanto George Russell (Mercedes)conseguiu superar Charles Leclerc (Ferrari), assim como Lando Norris (McLaren), que retornou ao terceiro lugar. Isac Hadjar (Racing Bulls) enfrentou dificuldades, perdendo várias posições e caindo para a 16ª colocação, logo à frente de seu companheiro de equipe, Liam Lawson. No fechamento da primeira volta os dez primeiros eram: Piastri, Russell, Norris, Leclerc, Pierre Gasly (Alpine), Carlos Sainz (Williams), Kimi Antonelli (Mercedes), Max Verstappen (Red Bull), Lewis Hamilton (Ferrari) e Yuki Tsunoda (Red Bull).

Após cinco voltas, Piastri já havia aberto boa vantagem sobre Russell, com Norris em condições de acionar o DRS. Kimi Antonelli retardou a frenagem no final da reta, e superou Carlos Sainz, com Verstappen vindo a reboque.  A direção de prova demorou muito, mas acabou punindo Norris por erro no posicionamento no grid de largada, com cinco segundos a serem pagos na primeira parada que o piloto britânico fizesse.

O alemão Nico Hülkenberg (Sauber), parou no começo da sexta volta para troca pneus, e Hadjar na volta seguinte, mostrando que os pneus macios tinham desgaste elevado. Hamilton fez uma bela manobra e na curva 4 superou Carlos Sainz, com o espanhol recuperando a posição na sequência de curvas. Com dez voltas completadas, Antonelli superava o francês Pierre Gasly, que vinha fazendo ótima corrida com o Alpine.

Na volta seguinte Norris, Verstappen e Gasly entraram nos boxes. A Red Bull apostou em devolver o tetracampeão com pneus duros, mas a equipe fez uma péssima parada com problemas na sinalização para devolver o holandês para corrida.

O problema ocorreria também na parada de Tsunoda. Russell parou na volta 13, enquanto Piastri permaneceu na pista, mantendo uma vantagem de 16 segundos sobre Leclerc, que tinha quase 10 segundos de vantagem sobre Hamilton. Piastri fez sua parada na volta 15, deixando as duas Ferraris na liderança. Leclerc retornou aos boxes na volta 17, trocando para pneus médios, seguido por Hamilton, que também optou pelos médios.

Na volta 18, a classificação era: Piastri, Russell, Norris, Gasly, Leclerc, Ocon, Verstappen, Antonelli, Jack Doohan (Alpine) e Tsunoda. Com pneus que permitiam bom desempenho Gasly foi superado por Leclerc, e seis voltas depoiz já estava tentando ultrapassar Norris.

Mais atrás Verstappen reclamava de superaquecimento no pneus duros. Na volta 25, Leclerc superava Norris e pulava para o terceiro lugar. Na volta 28, Antonelli optou por pneus macios, sugerindo uma estratégia arriscada.

Uma série de toque na pista entre Sainz, Tsunoda, Lawson, forçaram a entrada do Safety Car na volta 32. Todos aproveitam para parar nos boxes, com somente Gasly e Ocon que haviam parado pouco antes permanecendo na pista. Na relardaga Piastri não tomou conhecimento da presença de Russell.

Hamilton superou Norris na freada da curva 1, com o piloto da McLaren recuperando a posição na curva seguinte, mas excedendo os limites de pista. Quando Norris já tentava ameaçar Leclerc, veio a orientação do seu engenheiro para devolver a posição, para não tomar uma punição. Norris devolveu a posição, para reassumir o quarto lugar na volta 38.

Faltando 17 voltas para o final os dez que estavam na zona de pontuação eram: Piastri, Russell, Leclerc, Norris, Hamilton, Gasly, Verstappen, Ocon, Doohan e Tsunoda. Russell começou a diminuir a distância para Piastri, mas logo acusaria para equipe que tinha sérios problemas eletrônicos, a ponto de ficar sob investigação por uso indevido do DRS.

Norris alcançou Leclerc e passou a atacar o monegasco. Mais atrás Saiz, que havia batido com Tsunoda, e depois levou um toque como revanche, foi chamado pela equipe para abandonar a corrida. Na volta 49, Norris tentou novamente ultrapassar Leclerc, mas o piloto da Ferrari o empurrou para fora da pista. Na volta 52, Norris passou Leclerc na parte externa da curva 4, enquanto Gasly defendia sua posição de Verstappen.

Na última volta, Russell enfrentando dificuldades com sua Mercedes, viu Norris lhe atacar para tentar roubar o segundo lugar. Na bandeira Piastri cruzou a linha com 152s4 de vantagem sobre Russell, e Norris fazendo ótima corrida de recuperação terminando no pódios. Esta foi a quarta vitória da carreira de Piastri, a segunda consecutiva, com direito a pole e melhor volta da corrida.

Para Ferrari o quarto lugar de Leclerc e Hamilton em quinto acabou sendo um bom resultado, mas o safety car atrapalhou os planos da Rossa, que poderia ter conquistado um pódio. Na última volta Verstappen ultrapassou Gasly na curva 3, terminando em sexto, porém o francês conquistou os primeiros pontos para Alpine.

Ótima prova também de Esteban Ocon, que havia destruído seu Haas no sábado, e terminou em oitavo. Yuki Tsunoda foi o nono, conquistando os seus primeiros pontos defendendo a Red Bull, e Oliver Bearman completou o top 10. A classificação do Mundial de Pilotos tem Norris com 77 pontos, três a mais que Oscar Piastri.

Verstappen esta em terceiro com 69 pontos. Nos Construtores liderança tranquila da McLaren, que já acumula 151 pontos, contra 93 da Mercedes. A próxima etapa da Fórmula 1 será no próximo final de semana na Arábia Saudita.

Resultado do GP do Baharain:
1 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes) 57 voltas em 1h35m39s435
2 George Russell (Mercedes W16)15s499
3 Lando Norris (McLaren MCL39 - Mercedes) 16s273
4 Charles Leclerc (Ferrari SF25) - 19s679
5 Lewis Hamilton (Ferrari SF25) - 27s993
6 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda) 34s395
7 Pierre Gasly (Alpine A525 - Mecachrome) 36s002
8 Esteban Ocon (Haas VF25 - Ferrari)- 44s244
9 Yuki Tsunoda (Red Bull RB21 - Honda) 45s061
10 Oliver Bearman (Haas VF25 - Ferrari) 47s594
11 Andrea Kimi Antonelli (Mercedes W16) 48s016
12 Alexander Albon (Williams FW47 - Mercedes 48s839
13 Nico Hulkenberg (Sauber C49 - Ferrari) 53s472
14 Isack Hadjar (Racing Bulls VCACRB02 - Honda) 56s314
15 Jack Doohan (Alpine A525 - Mecachrome)57s806 **
16 Fernando Alonso (Aston Martin AMR25 - Mercedes) 1m00s340
17 Liam Lawson (Racing Bulls VCACRB02 - Honda) 1m04s435 ***
18 Lance Stroll (Aston Martin AMR25 - Mercedes) 1m05s489
19 Gabriel Bortoleto (Sauber C49 - Ferrari) 1m06s872

** 5" de penalidade para limites da pista
*** 15" de penalidade por contato Carlos Sainz

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Norris, 77 pontos
2 Piastri, 74
3 Verstappen, 69
4 Russell, 63
5 Leclerc, 32
6 Antonelli, 30
7 Hamilton, 25
8 Albon, 18
9 Ocon, 14
10 Stroll, 10
11 Gasly, 6
12 Hülkenberg, 6
13 Bearman, 6
14 Tsunoda, 5
15 Hadjar, 4
15 Sainz, 1

Classificação Mundial de Construtores
1 McLaren, 151 pontos
2 Mercedes, 93
3 Red Bull, 71
4 Ferrari, 57
5 Haas, 20
6 Williams, 19
7 Aston Martin, 10
8 Racing Bulls, 7
9 Alpine, 6
10 Sauber, 6



Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.