Piastri vence a segunda consecutiva e assume a liderança do Mundial

Verstappen foi o segundo, mas terminou inconformado com a punição

Com o acionamento das luzes vermelhas, foi dada a largada, com uma boa saída para Oscar Piastri (McLaren), que rapidamente alcançou Max Verstappen (Red Bull). O holandês ao dividir a primeira curva, acabou cortando caminho na chicane, e posteriormente ele levaria uma punição de cinco segundos pela infração.

No final da prova Verstappen se mostrou inconformado com a punição. Pouco à frente na curva 5, Yuki Tsunoda (Red Bull) e Pierre Gasly (Alpine) se tocaram, com Alpine batendo no muro. Imediatamente a direção acionou o Safety Car, e Tsunoda ainda conseguiu levar o carro aos boxes, para abandonar devido aos danos sofridos. Gabriel Bortoleto (Saucer), Esteban Ocon (Haas) e Jack Doohan (Alpine), aproveitaram para realizar a troca pelos pneus duros.

Na relargada Verstappen se manteve à frente,com George Russell (Mercedes) atacando Piastri, que se defendeu mantendo a segunda colocação. Com cinco voltas completadas os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Russell, Charles Leclerc (Ferrari), Kimi Antonelli (Mercedes), Lewis Hamilton (Ferrari), Carlos Sainz (Williams), Lando Norris (McLaren), Alexander Albon (Williams) e Isack Hadjar (Racing Bulls). Verstappen já havia sido comunidado da punição, e reagiu com a costumeira ironia.

Na volta 9, Lando Norrisultrapassou sem dificuldades a Williams de Carlos Sainz, subindo pra sétima posição. Na volta 13, começou o duelo mais emocionante da prova entre Lando Norris e Lewis Hamilton. Norrris tomou a posição do heptacampeão na última curva, com Hamilton respondendo e retomando a posição na freada da primeira curva.

Na volta seguinte, Norris tentou novamente a ultrapassagem, com sucesso, e novamente Hamilton respondeu na curva seguinte. Na 15ª volta Norris usou o DRS no final da reta dos boxes, para finalmente conseguir passar pelo piloto da Ferrari, sem tomar o troco. Norris buscando recuperação de ter largado em 10º, quatro voltas depois alcançava e superava o italiano Kimi Antonelli.

Com 20 voltas disputadas os dez primeiros agora eram: Verstappen, Russell, Leclerc, Norris, Hamilton, Piastri, Sainz, Albon, Hadjar e Liam Lawson (Racing Bulls). Russell fez seu pit stop ao final da volta 20, e Verstappen ao final da 21. Piastri logo alcançou Hamilton e o ultrapassou por fora, em manobra bastante arrojada.

Verstappen com a punição acabou voltando atrás Piastri e Hamilton, que ainda não tinham parado. Leclerc, com pneus médios, liderava a corrida e também aguardava seu pit stop. Norris, que largou com pneus duros, também precisava realizar sua troca de compostos. Após a ultrapassagem de Verstappen na última curva, Hamilton foi chamado de volta aos boxes da Ferrari na volta 25.

Leclerc parou após a volta 29, Com as paradas do líderes Norris liderava, e os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Verstappen, Russell, Leclerc, Antonelli, Hadjar, Hamilton, Lance Stroll (Aston Martin) e Sainz.

Na volta 34, Norris fez sua parada e retornou atrás de Leclerc. O piloto da Ferrari vinha muito perto de Russell, tentando induzir o adversário ao erro, com Norris observando de perto. Na volta 38, Leclerc com o auxílio do DRS superava a Mercedes do britânico. Norris que havia estabelecido a volta mais rápida, também superava Russell logo à frente.

Faltando três voltas para o final, Piastri tinha mais de três segundos de vantagem sobre Verstappen, enquanto a terceira colocação era de Leclerc, com dois segundos de vantagem sobre Norris, No final quarta vitória da carreira de Piastri, a segunda consecutiva, e de quebra a liderança do Mundial, agora com dez pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe.

Verstappen e Leclerc completaram o pódio. Norris terminou em quarto, seguido por Russell e Antonelli. Hamilton foi oitavo, à frente das duas Williams de Sainz e Albon, enquanto Hadjar conquistou o último ponto em disputa. Esta é a primeira vez em quinze anos que um australiano lidera o Mundial de Pilotos, o último havia sido Mark Webber em 2015; curiosamente Webber é o manager de Piastri.

No Mundial de Construtores a McLaren lidera com 188 pontos, confortáveis 77 a mais que a Mercedes. A Red Bull vem em terceiro com 89 pontos e a Ferrari em quarto com 79. A próxima etapa é em duas semanas com o GP de Miami (04 de maio).

Resultado do GP da Arábia Saudita
1 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes) - 50 voltas em 
2 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda) - 2s843
3 Charles Leclerc (Ferrari SF25) - 8s104
4 Lando Norris (McLaren MCL39 - Mercedes) - 9s196
5 George Russell (Mercedes W16) - 27s236
6 Andrea Kimi Antonelli (Mercedes W16) - 34s688
7 Lewis Hamilton (Ferrari SF25) - 33s073
8 Carlos Sainz (Williams FW47 - Mercedes) - 1m04s630
9 Alexander Albon (Williams FW47 - Mercedes) - 1m06s515
10 Isack Hadjar (Racing Bulls VCACRB02 - Honda) - 1m07s091
11 Fernando Alonso (Aston Martin AMR25 - Mercedes) - 1m15s917
12 Liam Lawson (Racing Bulls VCACRB02 - Honda) - 1m18s451
13 Oliver Bearman (HaasVF25 - Ferrari) - 1m19s194
14 Esteban Ocon (HaasVF25 - Ferrari) - 1m39s723
15 Nico Hulkenberg (Sauber C49 - Ferrari) - 1 volta
16 Lance Stroll (Aston Martin AMR25 - Mercedes) - 1 volta
17 Jack Doohan (Alpine A525 - Mecachrome) - 1 volta
18 Gabriel Bortoleto (Sauber C49 - Ferrari) - 1 volta

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Piastri, 99 pontos
2 Norris, 89
3 Verstappen, 87
4 Russell, 73
5 Leclerc, 47
6 Antonelli, 38
7 Hamilton, 31
8 Albon, 20
9 Ocon, 14
10 Stroll, 10
11 Gasly, 6
12 Hülkenberg, 6
12 Bearman, 6
14 Tsunoda, 5
14 Hadjar, 5
14 Sainz, 5

Classificação Mundial de Construtores
1 McLaren, 188 pontos
2 Mercedes, 111
3 Red Bull, 89
4 Ferrari, 79
5 6 Williams, 25
6 Haas, 20
7 Aston Martin, 10
8 Racing Bulls, 8
9 Alpine, 6
10 Sauber, 6

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.