A Fórmula 1 se move de costa a costa, do Mar Vermelho ao Oceano Atlântico, do continente asiático à América do Norte e da Arábia Saudita aos Estados Unidos, confirmando ainda mais a natureza verdadeiramente global desse esporte hoje.
O GP de Miami é o primeiro de três a serem realizados nos Estados Unidos este ano, como tem sido o caso desde 2023, com a etapa da Flórida entrando no calendário em 2022, alguns meses depois da estreia de Jeddah. A corrida é realizada em uma pista ao redor do Hard Rock Stadium, sede do time Miami Dolphins, da NFL, e uma das nove sedes do ATP Masters.
Miami também é a quarta corrida do ano a apresentar uma edição especial do Boné de Pódio da Pirelli. Turquesa e rosa são as cores icônicas do estilo Art Deco de Miami, incorporando o espírito ensolarado e tropical da cidade. Portanto, essas são as cores que inspiraram Denis Dekovic, o designer da coleção 2025 dos Bonés de Pódio da Pirelli Design. O boné já está à venda na plataforma de e-commerce dedicada (https://store.pirelli.com/).
Os compostos
O trio de compostos escolhido pela Pirelli é o mesmo utilizado há duas semanas na Arábia Saudita: C3 como Duro, C4 como Médio e C5 como Macio. Mais uma vez, assim como em Jeddah, é um degrau mais macio do que na temporada passada.
A superfície da pista que contorna o estádio é muito lisa, expondo os pneus a forças longitudinais e laterais moderadas. A degradação térmica será um fator importante, pois espera-se que as temperaturas sejam muito altas, visto que no ano passado a temperatura da pista ultrapassou 55°C. A superfície foi recapeada em 2023 e, assim como nos outros circuitos temporários, os níveis de aderência aumentarão significativamente quanto mais borracha for depositada na pista durante o fim de semana. A presença de corridas de apoio como a F1 Academy e a Porsche Carrera Cup North America só contribuirão para esse fenômeno.
Em 2024
Até agora, o GP de Miami tem sido uma corrida com apenas um pit-stop, incluindo a do ano passado. O pneu Médio foi o preferido para o stint de abertura por 15 dos 20 pilotos, antes de uma mudança principalmente para o Duro, com apenas alguns pilotos optando pelo Macio, que apresentou degradação relativamente baixa. A diferença de performance entre os três compostos do ano passado, C2, C3 e C4, foi bem pequena. A estratégia, especialmente o momento do pit-stop, foi afetada por um Safety Car Virtual, que depois se transformou em um período completo de Safety Car. Será interessante ver se os compostos mais macios deste ano abrirão a porta para uma estratégia de duas paradas.
A pista
O Autódromo Internacional de Miami tem 5,412 quilômetros de extensão e a corrida é realizada em 57 voltas. O traçado incorpora estacionamentos, vias de serviço e algumas vias públicas com um total de 19 curvas, sete para a direita e 12 para a esquerda. O local é geralmente plano, mas algumas mudanças de elevação foram incorporadas, especialmente entre as curvas 13 e 16, onde a pista passa por baixo de viadutos, incluindo rampas de entrada e a saída da Florida Turnpike, com uma superfície irregular.
Como em Jeddah há duas semanas, há três zonas de DRS aqui, cujas extremidades oferecem as melhores oportunidades de ultrapassagem na pista, nas curvas 1, 11 e 17. O efeito combinado do vácuo e do DRS produz velocidades muito altas. No ano passado, Lance Stroll (Aston Martin) atingiu 355 km/h na corrida.
Palavra-chave: Sprint
O GP de Miami é o segundo de seis eventos de formato Sprint no calendário. No ano passado, foi introduzida uma mudança significativa nas regras, não no formato em si, mas nos regulamentos do parque fechado para essas corridas. Antes de 2024, a configuração do carro não podia ser alterada a partir do início da Classificação Sprint, enquanto desde o ano passado as regras do parque fechado estão suspensas do final da Corrida Sprint até o início da classificação para o GP de domingo.
Isso significa que a configuração do carro pode ser modificada com base nos dados que as equipes adquirem durante a corrida Sprint, que é realmente a primeira oportunidade real para uma simulação em condições de GP, especialmente em termos de avaliação do comportamento do carro, particularmente o comportamento do composto do pneu escolhido para a corrida curta. A única diferença importante é a carga de combustível, pois as corridas de Sprint exigem apenas um terço do combustível necessário em relação ao evento principal. No entanto, todas as equipes têm ferramentas de simulação que lhes permitem calcular com eficiência como o peso do combustível afeta a performance dos pneus.
Área de Estatísticas
Max Verstappen e a Red Bull venceram as duas primeiras edições desta corrida, em 2022 e 2023, enquanto Lando Norris garantiu sua primeira vitória na Fórmula 1 aqui no ano passado com a McLaren. Em cada ano, um piloto diferente conquistou a pole position: Charles Leclerc e Ferrari na edição inaugural, seguido por Sergio Perez (Red Bull) em 2023, com seu companheiro de equipe Verstappen garantindo a primeira posição no ano passado. Até agora, o piloto mais rápido na classificação nunca venceu a corrida, mas sempre terminou em segundo lugar. Além dos quatro pilotos mencionados acima, apenas dois outros, os espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz, subiram ao pódio, ambos em terceiro lugar.
O GP de Miami deste ano será a 80ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de Pilotos a ser realizada nos Estados Unidos da América, desde sua criação em 1950. Com isso, os EUA passam à frente da Alemanha e da Grã-Bretanha e assumem o segundo lugar na lista de países que sediaram o maior número de GPs, deixando a Itália à frente com 107.
Até o momento, onze sedes já receberam essas corridas: Austin (12 GPs), Dallas (1), Detroit (7), Indianápolis (19), Las Vegas (4), Long Beach (8), Miami (3), Phoenix (3), Riverside (1), Sebring (1) e Watkins Glen (20). Fato curioso: os dois pilotos com mais vitórias nos EUA correrão neste fim de semana em Miami e são Lewis Hamilton e Max Verstappen, com seis vitórias cada um. Quanto às equipes, graças à vitória de Leclerc em Austin no ano passado, a Ferrari é o time de maior sucesso nos EUA, com 14 vitórias.