Toda emoção do GP do Japão aconteceu na sexta-feira e no sábado, com incêndios na pista, batida forte de Doohan e McLaren, Mercedes e Ferrari lutando entre si
Neste domingo a corrida foi extremamente insonsa, com pouquíssimas ultrapassagens, e Verstappen (Red Bull) só não liderando quando fez sua parada de boxes. O holandês conquistou a quarta vitória consecutiva no Japão, a 64ª da carreira, e agora está somente um ponto atrás do líder do campeonato, o britânico Lando Norris (McLaren).
Na largada, a maioria dos pilotos optou por pneus médios, com exceção de Hamilton, Bortoleto, Ocon, Doohan e Stroll, que utilizaram pneus macios. Verstappen como de costume largou bem, e imediatamente bloqueou qualquer tentativa de ataque de Norris na primeira curva, enquanto Fernando Alonso (Aston Martin) mais atrás conseguia superar Pierre Gasly (Alpine). Antes de fechar a primeira volta, Yuki Tsunoda (Red Bull) diante da sua imensa torcida, superava Liam Lawson (Racing Bulls).
Na segunda volta os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Oscar Piastri (McLaren), Charles Leclerc (Ferrari), George Russell (Mercedes), Kimi Antonelli (Mercedes), Isac Hadjar (Racing Bulls), Lewis Hamilton (Ferrari), Alex Albon (Williams) e Oliver Bearman (Haas). Na terceira volta Verstappen marcava a melhor volta e abria mais de um segundo de vantagem sobre Norris.
Na sexta volta, Hamilton com pneus duros, ultrapassava Hadjar, mas a escolha da Ferrari para o heptacampeão se mostraria errada ao longo da prova. Na volta 9, Stroll que havia largada da última colocação, parava e colocava pneus macios. Mais à frente Leclerc, começava a ser incomodado por George Russell.
Tsunoda depois de muito perseguir conseguiu superar o Alpine de Pierre Gasly, mas ainda estava longe do top 10. Com 15 voltas completadas Jack Doohan fez sua parada e calçou seu Alpine com pneus duros, voltando em penúltimo lugar, à frente de Stroll. A McLaren tentou um blefe para induzir a Red Bull ao erro, mas nenhum dos líderes entrou nos boxes.
Do pelotão da frente Russell foi o primeiro a parar na volta 19, e voltou à pista em 13º. Com 20 voltas os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Antonelli, Hamilton, Hadjar, Albon, Bearman e Alonso. A McLaren apertou o ritmo e Norris virou a melhor volta, com Verstappen respondendo na volta seguinte.
Piastri fez sua parada no final da volta 20, e na volta 21, Verstappen, Norris e Leclerc foram aos boxes. Norris, ao sair, se deslocou para o gramado, na tentativa de sair na frente de Verstappen. Ambos reclamaram, mas os comissários não viram nenhuma infração de ambos na manobra.
Na pista a liderança passou para Kimi Antonelli, que se tornou o piloto mais jovem a liderar uma corrida de F1. Hamilton era segundo, e Hadjar o terceiro. Hadjar fez sua parada no final da volta 25. O francês da Racing Bulls seguia fazendo ótima corrida, e superou Carlos Sainz por fora na cruva 1.
Ao final da volta 30, Hamilton retornou aos boxes para trocar os pneus duros por médios. Na volta seguinte, Antonelli também fez sua parada e saiu em 6º, após uma troca razoável na Mercedes. Após 33 voltas completadas os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Leclerc, Russell, Antonelli, Hamilton, Hadjar, Albon e Lawson.
Verstappen, Norris e Piastri se desgarraram do restante do pelotão, com Norris a 1s2 do piloto da Red Bull, e com Piastri em condições de usar o DRS. Piastri avisou a equipe que tinha ritmo para alcançar Verstappen, mas não conseguiu ultrapassar Norris, que tracionava melhor após a curva 1.
Faltando 5 voltas para o final a perseguição de Norris a Verstappen seguia na casa de 1s2, e Piastri pouco mais de meio segundo atrás. No final Verstappen cruzou a bandeirada com 1s4 de vantagem sobre Norris, e Piastri a 0s706 do companheiro de equipe, completou o pódio. Leclerc terminou em quarto, enquanto Russell foi o quinto.
Kimi Antonelli estabeleceu a melhor volta da corrida, terminando em sexto, à frente de Hamilton, Hadjar, Albon e Bearman. Com o resultado Noris lidera o campeonato com 62 pontos, contra 61 de Verstappen e 49 de Piastri.
No Mundial de Construtores a liderança é da McLaren com 111 pontos, contra 75 da Mercedes e com a Red Bull em terceiro com 61 pontos. A próxima etapa da Fórmula 1, é no próximo final de semana no Bahrain.
Resultado do GP do Japão
1 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda), 53 voltas em 1h22m06s983
2 Lando Norris(McLaren MCL39 - Mercedes), a 1s423
3 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes), a 2s129
4 Charles Leclerc (MC), Ferrari, a 16a097
5 George Russell (Mercedes W16), a 1s7362
6 Kimi Antonelli (Mercedes W16), a 18s671
7 Lewis Hamilton (GB), Ferrari, a 29s182
8 Isack Hadjar (Racing Bulls VCACRB02 - Honda), a 37s134
9 Alex Albon (Williams FW47 - Mercedes), a 40s367
10 Oliver Bearman (Haas VF25 - Ferrari), a 54s529
11 Fernando Alonso (Aston Martin AMR25 - Mercedes), a 57s333
12 Yuki Tsunoda (Red Bull RB21 - Honda), a 58s401
13 Pierre Gasly (Alpine A525 - Mecachrome), a 1m02s122
14 Carlos Sainz (Williams FW47 - Mercedes), a 1m14s129
15 Jack Doohan (Alpine A525 - Mecachrome), a 1m21s314
16 Nico Hülkenberg (Sauber C49 - Ferrari)r, a 1m21s957
17 Liam Lawson (Racing Bulls VCACRB02 - Honda), a 1m22s734
18 Esteban Ocon (Haas VF25 - Ferrari), a 1m23s438
19 Gabriel Bortoleto(Sauber C49 - Ferrari), a 1m23s897
20 Lance Stroll (Aston Martin AMR25 - Mercedes, a 1 volta
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Norris, 62 pontos
2 Verstappen, 61
3 Piastri, 64
4 Russell, 45
5 Antonelli, 30
6 Leclerc, 20
7 Albon, 18
8 Hamilton, 15
9 Ocon, 10
10 Stroll, 10
11Hükenberg, 6
12 Bearman, 5
13 Hadjar, 4
14 Tsunoda, 3
15 Sainz, 1
Classificação Mundial de Construtores
1 McLaren, 111 pontos
2 Mercedes, 75
3 Red Bull, 61
4 Ferrari, 35
5 Williams, 19
6 Haas, 15
7 Aston Martin, 10
8 Racing Bulls, 7
9 Sauber, 6