Norris e Piastri comandaram o TL2 na Arábia Saudita

Acidente com o Red Bull de Yuki Tsunoda encurtou o TL2

Lando Norris liderou Oscar Piastri na segunda sessão de treinos livres do Grande Prêmio da Arábia Saudita, conquistando uma dobradinha da McLaren no circuito de rua de Jeddah, que foi interrompida por uma bandeira vermelha devido a um acidente de Yuki Tsunoda. O piloto da Red Bull colidiu com a RB21 na curva final, atingindo a parede externa com oito minutos restantes, encerrando precocemente a sessão.

Com o tempo limitado para retomada das atividades, apenas foi possível realizar as tradicionais arrancadas de prática após o retorno das condições de pista favoráveis. Foi a única ocorrência de maior gravidade em uma sessão tranquila, na qual a McLaren reafirmou sua superioridade. Norris havia superado seu companheiro de equipe, Piastri, na disputa pela liderança na frenética pista de 6,1 km do circuito de Jeddah, tentando se recuperar de um fim de semana difícil em Bahrain.

Após surpreender ao perder a liderança na primeira sessão para Pierre Gasly, da Alpine, Norris e Piastri mostraram-se os carros mais rápidos, com Norris liderando as médias iniciais por apenas 1 milésimo de segundo. Após 15 minutos, Charles Leclerc, da Ferrari, marcou 1m29s002 na volta de pneus médios, enquanto Tsunoda e Liam Lawson (Racing Bulls), também com pneus macios, completaram o top cinco.

Ao trocarem para os pneus de composto mais macio, Max Verstappen (Red Bull), atual campeão mundial, assumiu temporariamente a liderança com 1m28s547, mas foi rapidamente superado por Piastri, que fez 1m28s430. Norris então respondeu, superando sua melhor volta em 0s090 e aprimorando seu tempo para 1m28s267 na mesma combinação de pneus.

A segunda tentativa de Verstappen com pneus macios foi melhor do que a primeira, porém, em relação aos tempos de Norris, ficou 0s280 atrás, mantendo a hegemonia da McLaren na ponta. Leclerc terminou em quarto, a aproximadamente quatro décimos do líder, seguido por Carlos Sainz, da Williams, e Tsunoda, que fechou o top cinco antes de sua saída de pista.

George Russell (Mercedes), Pierre Gasly (Alpine), Nico Hülkenberg (Sauber), e Alex Albon, da Williams, completaram o top dez. Como é comum na pista de Jeddah, marcada por curvas rápidas e cegas, o tráfego foi um fator importante, levando Verstappen e Lewis Hamilton, da Mercedes, a serem chamados à direção de prova por supostos impedimentos. Hamilton concluiu a sessão em 13º, com atuação discreta.

Antes do acidente de Tsunoda, o estreante Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, tocou a parede ao sair da mesma curva, levando a uma rápida intervenção na garagem dos boxes. Já o brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) não participou do FP2 após sua equipe, detectar um vazamento de combustível que não pôde ser reparado a tempo.

Resultado do TL2
1 Lando Norris (McLaren MCL39 - Mercedes) - 1m28s267 - 21 voltas
2 Oscar Piastri (McLaren MCL39 - Mercedes) - 1m28s430 - 22
3 Max Verstappen (Red Bull RB21 - Honda) - 1m28s547 - 23
4 Charles Leclerc (Ferrari SF25)  - 1m28s749 - 22
5 Carlos Sainz (Williams FW37 - Mercedes)- 1m28s942 - 24
6 Yuki Tsunoda (Red Bull RB21 - Honda) - 1m28s963 - 19
7 George Russell (Mercedes W16) - 1m28s973 - 21
8 Pierre Gasly (Alpine A425 -Mecachrome) - 1m29s106 - 22
9 Nico Hulkenberg (Sauber C49 - Ferrari) - 1m29s193 - 21
10 Alexander Albon (Williams FW37 - Mercedes)- 1m29s220 - 23
11 Andrea Kimi Antonelli (Mercedes W16) - 1m29s242 - 16
12 Isack Hadjar (Racing Bulls VCACRB02 - Honda)  - 1m29s306 - 17
13 Lewis Hamilton (Ferrari SF25)  - 1m29s371 - 23
14 Liam Lawson (Racing Bulls VCACRB02 - Honda)  - 1m29s488 - 22
15 Fernando Alonso (Aston Martin AMR25 - Mercedes) - 1m29s662 - 18
16 Oliver Bearman (Haas VF25 - Ferrari) - 1m29s754 - 19
17 Jack Doohan (Alpine A425 -Mecachrome) - 1m29s912 - 21
18 Lance Stroll (Aston Martin AMR25 - Mercedes) - 1m30s007 - 18
19 Esteban Ocon (Haas VF25 - Ferrari) - 1m30s019 - 22
20 Gabriel Bortoleto (Sauber C49 - Ferrari) - sem tempo - 0



Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.