O bicampeão venceu nada menos que 15 das 18 especiais da prova disputada em piso de asfalto
Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) deram uma verdadeira aula de nesta quarta etapa da temporada 2025 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally), disputado na Gran Canaria, nas Ilhas Canárias (Rally da Espanha 2025). A dupla venceu nada menos que 15 das 18 especiais, e ao final do rally tinha construído uma vantagem de 53s5 segundos sobre o francês Sebastian Ogier (Toyota GR Yaris Rally1).
O francês que tem no currículo oito títulos no WRC, se rendeu a condução de Rovanperä, e declarou que esta apresentação merecia um livro. Rovanperä começou o Super Domingo vencendo os 14,97 km entre Agüimes e Santa Lúcia, e repetindo o desempenho na especial seguinte de Maspalomas 1.
A dupla finlandeses venceu também o Power Stage, garantindo à dupla da Toyota Gazoo Racing o máximo de 35 pontos, o que os colocou na segunda colocação geral do campeonato. uma ascensão de uma colocação, saindo do sexto lugar. Esta é a primeira vitória do bicampeão desde o Rally do Chile em setembro do ano passado, e marca a "volta" aos bons resultados, após apresentações com queda de produção em Monte Carlo e na Suécia, e do abandonou no Safari Rally Kenya.
A segunda posição ficou com Sebastien Ogier, que não disputa toda temporada; e o pódio foi completado pelo galês Elfyn Evans, que chegou a lutar pela posição de Ogier neste domingo.
O domínio da Toyota foi ainda mais completa nesta prova, com a quarta colocação da dupla formada por Takamoto Katsuta e Aaron Johnston com outro Yaris Rally1. Adrien Fourmaux e Alex Coria (Hyundai i20 N Rall1) foram os melhores da equipe coreana, seguidos pelo companheiro de escuderia Ott Tänak que terminou em sexto, e o atual campeão do WRC, Thierry Neuville, que obteve um sétimo lugar.
O belga certamente lamentou o furo de pneu que teve neste domingo, uma vez que era o único piloto da Hyundai, que lutava com os Toyota. O furo de Neuville vinha em quarto lugar na classificação deste domingo antes do pneu dianteiro esquerdo estourar. Todos os três pilotos da Hyundai passaram o prova usando componentes que não eram adequados ao asfalto liso de Gran Canaria e foram selados antes do evento, deixando-os incapazes de fazer o tipo de mudanças necessárias para diminuir a diferença para a Toyota conforme o rally avançava.
Na categoria WRC2, Yohan Rossel e Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) conquistaram a segunda vitória da temporada, liderando o campeonato após uma disputa acirrada com Alejandro Cachón e Borja Rozada (Toyota Yaris Rally2), que estiveram muito próximos na disputa. Nikolay Gryazin e Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2) fecharam o pódio, com o terceiro lugar na classificação geral. Josh McErlean e Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) tiveram o carro destruído em uma colisão logo na primeira especial deste domingo.
Resultado do Rally das Ilhas Canárias
1 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Sebastien Ogier/ Vincnet Landais (Toyota GR Yaris Rally1) + 53s5
3 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) + 1m17s1
4 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 2m02s6
5 Adrien Fourmaux/ Alexander Coria (Hyundai i20N Rally1) + 2m31s0
6 Ott Tänak/ Martjin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 3m11s4
7 Thierry Neuville/ Martin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 3m40s7
8 Yohan Rossel/ Arnaud Dunand (Citroen C3 Rally2) WRC2 + 7m10s7
9 Alejandro Cachon/ Borja Rozada (Toyota GR Yaris Raly2) WRC2 + 7m40s2
10 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2) WRC2 + 7m58s4
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Evans, 109 pontos
2 Rovanperä, 66
3 Neuville, 59
4 Ogier, 58
5 Tänak, 57
6 Fourmaux, 44
7 Katsuta, 39
8 Pajari, 19
9 Munster, 16
10 McErlan, 8
Classificação Campeonato de Equipes
1 Toyota Gazoo Racing WRT, 208 pontos
2 Hyundai Shell Mobis WRT, 157
3 M-Sport Ford WRT, 58
Foto - Honza Fronek