Rovanperä beirando a perfeição, não dá chances a ninguém no Rally das Ilhas Canárias

O bicampeão do WRC está de volta em grande estilo, e simplesmente está fazendo os adversários "desistirem" de o alcançar

Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1) mantém desempenho quase perfeito no Rally das Ilhas Canárias, vencendo doze das treze etapas especiais disputadas até o momento. Nas estradas de Gran Canaria, o piloto finlandês da Toyota caminha para uma vitória expressiva. Com cinco etapas especiais restantes, Rovanperä está cada vez mais próximo de conquistar sua primeira vitória na temporada do WRC.

Juntamente com seu navegador, Jonne Halttunen, a dupla tem 45s7 de vantabegem sobre o francês Sebastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1). Contudo, a equipe Toyota não poderá comemorar o triunfo completo devido a um acidente que tirou o finalandês Sami Pajari da disputa.

Na tarde de sábado, Rovanperä continuou a mostrar superioridade. O bicampeão do WRC conquistou os tempos mais rápidos nas etapas de Moya-Galdar, Arucas-Firgas-Teror e Tejeda-San Mateo. Entretanto, seu companheiro de equipe, Elfyn Evans, interrompeu a sequência de vitórias ao registrar o melhor tempo na etapa em Las Palmas, Gran Canaria. Apesar disso, a vantagem de Rovanperä ao final do sábado era de 1,2 minuto sobre Sebastien Ogier, que aparece na segunda colocação.

Evans, líder do campeonato, estava ainda mais atrás, com mais de um minuto de diferença. A equipe Toyota viu sua festa ser prejudicada pelo abandono de Pajari, que perdeu o controle de seu Yaris na repetição de Tejeda-San Mateo, colidindo com o guard rail. Sua tentativa de continuar foi frustrada, obrigando-o a desistir. Aproveitando a situação, Takamoto Katsuta subiu para a quarta posição.

Fora da disputa pela vitória, a Hyundai aproveitou o dia para ajustar as configurações do i20N Rally1 e entender melhor o funcionamento do pneu Hankook de composto duro. Na briga interna da equipe, tomou destaque Adrien Fourmaux, que, com o abandono de Pajari, voltou ao top 5.

Thierry Neuville terminou em sexto, dez segundos atrás do francês, seguido por Ott Tänak, que ficou mais de dois minutos e meio atrás do líder.

Gregoire Munster (Ford Puma Rally1, também cometeu um erro na etapa de asfalto. Durante a repetição de Arucas-Firgas-Teror, o piloto da M-Sport saiu da estrada em uma curva à direita. Por sorte, uma árvore impediu danos maiores ao seu carro. Munster precisou aguardar ajuda da torcida para reiniciar, perdendo minutos preciosos e caindo para a 13ª colocação na classificação geral. O piloto mais bem colocado da Ford é agora Joshua McErlean, na décima posição.

No WRC2, Yohan Rossel lidera com folga na classificação geral. O francês, da Citroën e atualmente na oitava colocação, resistiu aos ataques de Alejandro Cachón na etapa da tarde, estabelecendo vantagem de 18,8 segundos. Nikolay Gryazin mantém-se firme na última vaga do pódio do WRC2, seguido por Efren Llarena e Diego Ruiloba. Leo Rossel foi obrigado a abandonar após bater seu carro contra o guard rail na repetição de Tejeda-San Mateo.

Classificação do Rally das Ilhas Canárias após 13 especiais
1 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) 
2 Sebastien Ogier/ Vincnet Landais (Toyota GR Yaris Rally1)  + 45s7
3 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) + 1m08s7
4 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 1m42s3
5 Adrien Fourmaux/ Alexander Coria (Hyundai i20N Rally1) + 2m05s1
6 Thierry Neuville/ Martin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 2m15s2
7 Ott Tänak/ Martjin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 2m36s0
8 Yohan Rossel/ Arnaud Dunand (Citroen C3 Rally2) WRC2 + 5m44s0
9 Alejandro Cachon/ Borja Rozada (Toyota GR Yaris Raly2) WRC2 + 6m04s5
10 John McErlean/ -Treacy (Ford Puma Rally1) + 6m06s7
Foto - Honza Fronek

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.